terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O loto dos sons









Hoje jogámos ao loto dos sons
É um jogo muito divertido, mas era preciso estar com muita atenção. A professora dizia um som e nós tinhamos de o descobrir nas nossas palavras.
O jogo não era difícil, mas havia palavras que tinham o mesmo som escrito de maneiras diferentes. O som (S), aparecia com s, ss, ce, ou ç, mas nós como já aprendemos descobriamos logo.






Depois construimos alguns textos:
"A Marta gosta de tudo e de todos"

Era uma vez uma menina que se chamava Marta. Ela tinha um cão muito brincalhão que se chamava Bolinha e tinha uma cadela. A cadela tinha uma casota cheia de diamantes e brilhantes e era cor-de-rosa.
A Marta adorava chocolate derretido por cima de uma cereja e o cão gostava mais de caçar pássaros. O pai da Marta tem um carro, é um Ferrari.
A mãe e a avó estavam a fazer doces enquanto o avô estava a ver televisão. O João, que é o irmão mais novo da Marta, estava a brincar com um foguetão enquanto a Marta estava a ralhar ao cão porque ele tinha comido um pássaro bebé que estava no seu ninho. A cadela ria-se dentro da sua casota com diamantes e brilhantes e a Marta disse-lhe que não se deve gozar com os outros. E ficaram todos amigos.
Inês da Silva Gomes (2º ano)


Conjunto de palavras a utilizar no texto:
Pássaro, cereja, casota, ninho, cadela, vacinas, futebol, motas, carros, bonecas, andebol, casa, bola e ninho.

"O menino vai à vacina"
O menino acordou e lembrou-se que era o dia da vacina. O nome dele era Rui.
Ele foi tomar banho, vestiu-se, foi tomar o pequeno almoço e foi para a escola.
No caminho viu que um pássaro estava preso num ninho de uma árvore de cerejas. Foi chamar os seus amigos para salvar o pássaro mas, arranhou-se e as bactérias entraram pela ferida.
Quando chegou a casa, do jogo de futebol, a mãe viu que ele se tinha arranhado. A mãe pegou no Rui e foi para o Centro de Saúde. Ele estava a pensar no que iam fazer-lhe. Viu que iam dar-lhe uma vacina.
Os amigos estavam preocupados.
O Rui, no dia seguinte, foi para a escola. Os meninos viram o Rui a chegar à escola e viram que só tinha levado uma vacina e ficaram todos felizes.
Tiago Magalhães Ribeiro (2º ano)

Sem comentários: